terça-feira, 19 de novembro de 2013

A lenda do grunge - Nirvana



Eu não sei nem o que falar ao certo dessa banda, pois pra mim ela é simplesmente magnifica. Nirvana pra mim é um som de outro mundo, um som que me completa, um som que me relaxa, me empolga e até me deixa com animo/inspiração pra fazer textos, edições e etc. Enfim, pra mim, nirvana é explendido. ( Pra mim é U_U )
Atualmente, eu fiquei viciado em Grunge e Post-Grunge graças a uma amiga linda e de muito bom gosto a qual eu tirei a sorte grande de conhecer. Ela me apresentou alguns sons grunges, clipes, letras e bandas, desde então eu nunca mais consegui parar de ouvir. A primeira que ela me fez ouvir ( Mesmo sem saber ) foi o nirvana, pois eu a vi com uma camisa da banda e decidi parar pra ouvir e analisar. Bem, posso garantir que foi uma das melhores coisas que eu já decidi fazer. Descobri musicas que me inspiram e relaxam, como: Come as you are, Polly e All Pologies. Musicas que me enchem de animo/energia: Smells like teen spirit, On a plain e Lithium. Enfim, acho pelo menos 90% das musicas boas e cada uma me traz uma ótima sensação, seja eufórica ou relaxante e isso é o que me atrai no grunge.
Bem, pra quem não sabe e/ou não conhece, o Grunge é um subgênero do rock alternativo que surgiu no final da década de 80 no estado americano de Washington, principalmente em Seattle, inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metal e pelo indie rock. As letras das bandas nomeadas grunge geralmente caracterizam-se por altas doses de angústia e sarcasmo ( Amo sarcasmo véi *0* ) entrando em temas como alienação social ( Ou seja, manada de idiotas manipulados pelo sistema ), apatia, confinamento e desejo de liberdade. A estética grunge é despojada em comparação a outras formas de rock, e muitos músicos grunge se destacaram por sua aparência desleixada e por rejeitarem a teatralidade em suas performances ( De que adianta ser bonitinho e fazer um som de merda ? '-' ).
Enfim, eu atualmente estou facinado tanto pelo Grunge quanto pelo Nirvana. Eu também ouço outras bandas, mas isso virá pra outros post futuros. Bem, eu aconselho que vocês ouçam o Grunge, vale muito a pena e Nirvana pra mim é mais que uma lenda.



Bem, como falar de Nirvana, falar de Grunge e não falar de Kurt Cobain né ?
O líder, guitarrista, vocalista e fundador principal do Nirvana, que fundou a banda no ano de 87, em Seattle, nos EUA. Desde então, ele, junto com o baixista Krist Novoselic e o baterista Dave Grohl revulocionaram o mundo do rock e principalmente assustaram muita gente naquela época com seu estilo "Sujo" de se apresentar, foi até daí, que surgiu isso, Grunge é uma palavra derivada do jargão "Grungy" que se refere a "sujo".
Já ouveram até rumores de que o Kurt não lavava o cabelo e que sempre parecia "duro e sujo" em seus shows, mas eu acho que não... ( E se era, foda-se, o show dos caras é foda e é o que me importa U_U ).
Infelizmente, a banda acabou devido ao suicidio desse ícone do rock mundial ( Pra mim é U_U ) em 94, ele estava em depressão, cheio de problemas e acabou dando um tiro de escopeta na propria cabeça. Bem, este foi o triste fim do Nirvana e do Cobain... :/
Eu admiro muito a criativdade pra letras do Kurt ( Sim, ele compos muitas delas ) e o trabalho tanto dele, quanto da banda em si. Eu sou muito fã dos caras, pelo som, pelas letras, pelo estilo e principalmente por não se importarem com aparência pra fazer sucesso e sim com o som que os agrada. Enfim, nirvana é do caralho.
Bem, eu estou aqui pra dar minha opinião e uma pequena introdução do Nirvana, mas acho que já me fiz por entender, se quiserem pesquisar mais sobre a banda, haverá links do wikipédia aqui disponibilizados pra isso. :)

Bem, só pra concluir a ideia do Grunge mesmo, vou citar algumas bandas caso vocês tenham interesse em ouvir e procurar saber sobre:

- Seether
- Alice in chains
- Stone Temple Pilots
- Silverchair
- Soundgarden
- Pearl Jam
- The Melvins

Como o Nirvana foi quem "começou" com a cena Grunge de Seattle, eu vou disponibilizar aqui pra vocês também o link do Wikipédia com informações gerais do Grunge.
Espero que vocês tenham interesse, pesquisem e se beneficiem com isso, assim como eu.

Grunge: http://pt.wikipedia.org/wiki/Grunge

Nirvana: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nirvana_(banda)

Se você quiser comentar, elogiar, critiar, opinar ou ser um espirito adolescente, fique a vontade.
Abraço. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário